OBRAS DE SERGUEI EISENSTEIN (O Couraçado Potemkine e Outubro), (URSS)

OBRAS PRIMAS MÁXIMAS DA SÉTIMA ARTE 

O COURAÇADO POTEMKINE (Bronenosets Potyomkin), de SERGUEI EISENSTEIN (1925) 




Fui rever este filme num ciclo de filmes soviéticos a decorrer na minha cidade, porque não queria deixar passar sem o ver de novo. 

Trata-se não de uma restauração digital actual mas da cópia restaurada, sob direcção de Yutkevich nos anos 70. 



É impossível ver esta obra sem sentir uma grande emoção, pelo espírito revolucionário, de luta por um mundo melhor, que por ela perpassa, como também pela admirável estética das imagens. 

Toda a gente conhece, pelo menos dos fotogramas, a cena do massacre cometido pelo exército imperial, do czar, na escadaria em Odessa, embora Eisenstein se tivesse baseado num massacre semelhante em S.Petersburgo, cidade que com a Revolução de Outubro se transformaria em Leninegrado (e assim ficará para sempre para os espíritos progressistas!). 

Mas a mais emocionante cena do filme é a final, quando o couraçado revolucionário, Potemkine, passa com a bandeira vermelha içada, por entre os navios da armada, aplaudido pelas tripulações. 

Relembro apenas que esta obra esteve desde sempre nas listas dos melhores filmes de sempre, quase sempre em primeiro lugar. E continua. 




OUTUBRO, de SERGUEI EISENSTEIN 



Outra das obras-primas absolutas deste grande Mestre da Sétima Arte.

Visto em ciclo de filmes soviéticos a decorrer na nossa cidade.

Pena que a exibição desta extraordinária obra, realizada na URSS, em 1929, para comemorar o 10º Aniversário da Revolução de Outubro, não tivesse, nesta exibição de agora, o enquadramento que merecia, incluindo uma legendagem que permitisse uma visão mais completa desta obra-prima do cinema revolucionário, em todos os sentidos, incluindo o estético. Lamento não ter conseguido encontrar na Net fotogramas das imagens das grandes massas em movimento, que são uma das características mais brilhantes desta obra. 



Julgava que nenhum cinéfilo que se preze podia desprezar uma obra como OUTUBRO. Mas fui ler alguns textos sobre ela em obras sobre cinema que possuo e fiquei espantado com a desonestidade intelectual de alguns, na tentativa de justificar um anti-comunismo óbvio. É que tinha acabado de ver o filme e as imagens estavam bem presentes. Lamentável... 

Só posso dizer mais uma coisa: 

Vejam, revejam, esta obra-prima, que nem a passagem do tempo consegue ofuscar! 





Comentários

Mensagens populares deste blogue

PROPÓSITOS

IL SECRETO DE SUS OJOS (O Segredo dos Seus Olhos), Juan José Camapanella (ARG - 2009)