ARSENAL, de Aleksander Dovjenko, (URSS) (1929)



ARSENAL, de Aleksander Dovjenko (URSS-1929)

Uma das obras-primas do cinema mudo soviético, realizadas nos anos 20. Este filme retrata o período da 1ª Grande Guerra (1914-1918), com todos os seus horrores mas ao mesmo tempo a difícil luta pela Revolução Socialista na Ucrânia, numa homenagem aos militantes comunistas que lutaram e muitos pereceram na luta por um mundo melhor e mais justo. 

Quando se cita esta obra-prima do cineasta soviético, nascido na Ucrânia, em Sosnitsi, Aleksander Dovjenko, o filme "ARSENAL", realizado na URSS em 1929 é quase sempre a imagem do seu herói, o operário revolucionário ucraniano, Timoch, que na parte final da 1ª Grande-Guerra (1914-1918) regressa a casa, desertando da frente de combate da guerra imperialista, que a Revolução de Outubro (1917) condena e Timosh incita os operários do Arsenal a pegarem em armas para defenderem a Revolução. Os cossacos contra-revolucionários invadem a fábrica e provocam um massacre.



Timoch enfrenta a peito descoberto os contra-revolucionários nacionalistas, numa imagem símbolo da Revolução invencível. E essa é a imagem que surge no final deste obra-prima, ao mesmo tempo poética e lírica da luta revolucionária.

Pena que a montagem da cópia exibida deixe bastante a desejar. Porque tem talvez cortes.

No entanto já em 1965, o grande historiador francês do Cinema, Georges Sadoul, na sua famosa obra Dicionário dos Filmes (que ainda hoje utilizo e os críticos burgueses detestam. Pudera!), afirmava que na versão francesa desta obra-prima da 7ªArte:
"o argumento é difícil de seguir numa versão francesa remontada, enquanto era coerente e apaixonante na versão russa deste filme romanesco e lírico, obra-prima da arte do mudo."
Que diremos nós agora da versão remontada e talvez cortada que nos é dado ver? Lamentável mas provavelmente coerente com quem organiza estes ciclos...

Em todo o caso a grandeza das imagens é tal que a sua visão se justifica sempre!

No ciclo onde vimos recentemente o ARSENAL, lamentável e inacreditavelmente a imagem do operário comunista Tomish é substituída pela de cossacos contra-revolucionários, no prospecto distribuído na sessão e no ciclo! 

Porque os neo-nazis, voltaram recentemente ao poder na Ucrânia, apoiados pela NATO e pela fascizante UE, num sangrento golpe de estado, ilegalizando depois o Partido Comunista?


Comentários

Mensagens populares deste blogue

PROPÓSITOS

IL SECRETO DE SUS OJOS (O Segredo dos Seus Olhos), Juan José Camapanella (ARG - 2009)